sexta-feira, 3 de julho de 2009

Muito bom e informativo, texto sobre adoção de animais, realidade sobre a compra e o abandono dos animais... Leia por favor,

Abandono de Animais
O materialismo tem estimulado a solidão das pessoas. Muitos têm descoberto a segurança e o conforto na companhia dos animais. Através de seu afeto e companheirismo, os animais vêm conquistando seu espaço na vida e nos lares humanos. O cuidado exigido pelos bichos de estimação requer serviços especializados de profissionais, fábricas, lojas, clínicas, laboratórios, o comércio e serviços em geral.E os pet-shops transformaram-se num grande e lucrativo negócio. Nada demais com os pet-shops, não tivessem se transformado em “fábricas-de-filhotes”. Os animais são reproduzidos constantemente para suprir a demanda do mercado por animais “bonitinhos”.Paralelamente a isso, estimulam-se outros comércios, como o de pássaros em gaiolas, animais exóticos que trazem riscos epidemiológicos e até o lastimável e proibido tráfico de animais silvestres. Em contrapartida às “fábricas-de-filhotes”, cresce o número de animais de rua, sendo muitos deles, abandonados por seus donos. Várias pessoas compram um filhote nos pet-shops, por impulso, moda, beleza do bichinho, por solidão ou simplesmente porque seus filhos pediram.Esses impulsos fazem com que, aos primeiros problemas, descartem o animal, geralmente soltando-o na rua ou abandonando-o num local distante. É comum ver cadelas e gatas com ninhadas inteiras serem descartadas nas ruas e matagais. Esses animais, desamparados, acabam sofrendo maus-tratos, pânico, stress, inanição, sede, frio, doenças, verminoses e parasitoses.Como não desenvolveram seus instintos naturais de sobreviver pelos próprios meios, geralmente acabam num abrigo protetor, ou o mais comum: mortos por enfermidades ou atropelados e vítimas da violência humana. Outros se reproduzem descontroladamente aumentando o problema da superpopulação e se constituindo um caso de saúde pública.
ConscientizaçãoQuando quiser um animal de estimação, vá ao seu encontro nos abrigos protetores, onde muitos animais estão esperando por um amigo verdadeiro: VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário